Álcool e o Fígado

Aqueles que têm uma história familiar de alcoolismo têm um risco maior de desenvolver um problema com a bebida. Estudos mostram que o alcoolismo é aproximadamente 50% atribuível à genética.

Álcool e o Fígado – Como o álcool afeta o fígado

Há muitos riscos para a saúde do abuso crônico de álcool, desde a hipertensão até o derrame. As pessoas estão mais familiarizadas com os efeitos negativos do álcool no fígado.

Bebedores pesados ​​têm um risco aumentado de icterícia, cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado.

Limitar seu consumo de álcool a um ou dois drinques por dia pode ajudar a prevenir danos ao fígado. Tratamento ambulatorial e hospitalar para dependência de álcool pode tornar mais fácil deixar de fumar.

Como o álcool afeta o fígado

O fígado se decompõe e filtra substâncias nocivas no corpo. Também converte vitaminas, nutrientes e medicamentos em substâncias que nossos corpos podem usar. O fígado também é responsável pela limpeza do nosso sangue, produzindo bile para a digestão e armazenando glicogênio para energia.

O fígado processa mais de 90% do consumo de álcool. O resto sai do corpo através da urina, suor e respiração.

Leva o corpo aproximadamente uma hora para processar uma bebida alcoólica. Este prazo aumenta com cada bebida. Quanto maior o teor de álcool no sangue de uma pessoa, mais tempo levará para processar o álcool. O fígado só pode processar uma certa quantidade de álcool de cada vez. Quando alguém tem muito para beber, o álcool deixado sem ser processado pelo fígado circula pela corrente sanguínea. O álcool no sangue começa a afetar o coração e o cérebro, que é como as pessoas ficam intoxicadas. O abuso crônico de álcool causa a destruição das células do fígado, o que resulta em cicatrizes no fígado (cirrose), hepatite alcoólica e mutação celular que podem levar ao câncer de fígado.

Sintomas da doença hepática

Os bebedores pesados ​​enfrentam um risco maior de desenvolver uma série de doenças do fígado que se opõem aos bebedores moderados. Até 20 por cento dos bebedores pesados ​​desenvolvem doença hepática gordurosa, o que leva a complicações mais sérias no futuro. Hepatite alcoólica, inflamação que causa degeneração do fígado, pode evoluir para cirrose e pode até ser fatal.

As pessoas que abusam regularmente do álcool têm um risco composto de desenvolver doenças do fígado se desenvolverem uma infecção ou se forem geneticamente predispostas a problemas hepáticos. Aqueles que consomem mais de duas bebidas diariamente se colocam em risco de doença hepática.

Sintomas comuns de doença hepática incluem:

• Pele e olhos amarelados (icterícia)
  • Dor abdominal
  • Inchaço nas pernas
  • Urina escura
  • Náusea ou vômito
  • Comichão na pele
  • Fezes descoloridas
  • Incomum hematomas
  • Fadiga

A doença hepática causada pelo álcool é evitável. As fontes mais conceituadas citam o consumo moderado de álcool como uma bebida por dia para mulheres e duas para homens. Em geral, não existe um tipo de bebida alcoólica, seja cerveja, licor ou vinho, que seja “mais seguro” para o fígado.

Tratamento para o alcoolismo

Danos no fígado podem ser reversíveis se você parar de beber. Se você tiver um vício em álcool e sintomas de dano hepático, é importante encontrar ajuda o mais rápido possível.

Mais de 10 por cento das pessoas que sofrem de alcoolismo têm cirrose, mas a esmagadora maioria das pessoas com esta doença sobrevive se procurar tratamento para o seu vício.

Centros de tratamento em todo o país oferecem desintoxicação segura de álcool e capacitam usuários em recuperação a retomar o controle sobre suas vidas. Se você, ou alguém que você ama, está lutando contra o alcoolismoem nossa clinica de reabilitação podemos ajudá-lo.

Para obter ajuda em momentos difíceis como esse, em que a internação voluntária, internação involuntária ou internação compulsória parece ser a última chance de largar desse vício que destrói a vida do dependente e daqueles ao seu redor, saiba que pode contar conosco como clinica de recuperação para dependentes químicos.

A internação é o meio mais promissor para surtir efeito a desintoxicação, ou a interrupção do uso das substâncias químicas. A reclusão do dependentes da sociedade, família, meio profissional e amigos pode ser de difícil aceitação, mas o mais importante é a saúde e a integridade física do dependente que está numa situação de dependência acentuado.

A internação tem como objetivo primário, resgatar valores, virtudes, vitalidade, disposição física e mental, através de reuniões terapêuticas, atendimentos terapêuticos individuais, atividades físicas e mais uma gama de métodos saudáveis que irão mudar o contexto de vida do paciente.

Álcool e o fígado

Com exceção do cérebro, o fígado é o órgão mais complexo do corpo.

Suas funções incluem:

• filtrando toxinas do sangue
  • auxiliando a digestão de alimentos
  • regulando os níveis de açúcar no sangue e colesterol
  • ajudando a combater infecções e doenças

O fígado é muito resistente e capaz de se regenerar. Cada vez que seu fígado filtra o álcool, algumas células do fígado morrem.

O fígado pode desenvolver novas células, mas o uso prolongado de  álcool  (beber demais) durante muitos anos pode reduzir sua capacidade de regeneração. Isso pode resultar em danos graves e permanentes ao fígado.

Estágios do Alcoolismo

Existem 3 estágios principais do alcoolismo, embora frequentemente haja uma sobreposição entre cada estágio. Essas etapas são explicadas a seguir.

Doença hepática gordurosa alcoólica

Beber uma grande quantidade de álcool, mesmo que por apenas alguns dias, pode levar ao acúmulo de gorduras no fígado.

Isso é chamado de doença hepática gordurosa alcoólica e é o primeiro estágio.

A doença hepática gordurosa raramente causa sintomas, mas é um importante sinal de alerta de que você está bebendo em um nível prejudicial.

A doença hepática gordurosa é reversível. Se você parar de beber álcool por 2 semanas, seu fígado deve voltar ao normal.

Hepatite alcoólica

A hepatite alcoólica, que não está relacionada à hepatite infecciosa , é uma condição potencialmente séria que pode ser causada pelo uso indevido de álcool por um período mais longo.

Quando isso acontece, pode ser a primeira vez que uma pessoa percebe que está danificando o fígado pelo álcool.

Menos comumente, a hepatite alcoólica pode ocorrer se você beber uma grande quantidade de álcool em um curto período de tempo (consumo excessivo de álcool) .

A lesão hepática associada à hepatite alcoólica leve é ​​geralmente reversível se você parar de beber permanentemente.

A hepatite alcoólica grave, no entanto, é uma doença grave e com risco de vida.

Muitas pessoas morrem da doença todos os anos no Reino Unido, e algumas pessoas só descobrem que têm danos ao fígado quando sua condição atinge esse estágio.

Cirrose

A cirrose  é um estágio em que o fígado apresenta cicatrizes significativas. Mesmo nesta fase, pode não haver sintomas óbvios.

Geralmente não é reversível, mas parar de beber álcool imediatamente pode evitar mais danos e aumentar significativamente sua expectativa de vida.

Uma pessoa que tem cirrose relacionada ao álcool e não para de beber tem menos de 50% de chance de viver por pelo menos mais 5 anos.