Álcool e o fígado

Com exceção do cérebro, o fígado é o órgão mais complexo do corpo.

Suas funções incluem:

• filtrando toxinas do sangue
  • auxiliando a digestão de alimentos
  • regulando os níveis de açúcar no sangue e colesterol
  • ajudando a combater infecções e doenças

O fígado é muito resistente e capaz de se regenerar. Cada vez que seu fígado filtra o álcool, algumas células do fígado morrem.

O fígado pode desenvolver novas células, mas o uso prolongado de  álcool  (beber demais) durante muitos anos pode reduzir sua capacidade de regeneração. Isso pode resultar em danos graves e permanentes ao fígado.

Estágios do Alcoolismo

Existem 3 estágios principais do alcoolismo, embora frequentemente haja uma sobreposição entre cada estágio. Essas etapas são explicadas a seguir.

Doença hepática gordurosa alcoólica

Beber uma grande quantidade de álcool, mesmo que por apenas alguns dias, pode levar ao acúmulo de gorduras no fígado.

Isso é chamado de doença hepática gordurosa alcoólica e é o primeiro estágio.

A doença hepática gordurosa raramente causa sintomas, mas é um importante sinal de alerta de que você está bebendo em um nível prejudicial.

A doença hepática gordurosa é reversível. Se você parar de beber álcool por 2 semanas, seu fígado deve voltar ao normal.

Hepatite alcoólica

A hepatite alcoólica, que não está relacionada à hepatite infecciosa , é uma condição potencialmente séria que pode ser causada pelo uso indevido de álcool por um período mais longo.

Quando isso acontece, pode ser a primeira vez que uma pessoa percebe que está danificando o fígado pelo álcool.

Menos comumente, a hepatite alcoólica pode ocorrer se você beber uma grande quantidade de álcool em um curto período de tempo (consumo excessivo de álcool) .

A lesão hepática associada à hepatite alcoólica leve é ​​geralmente reversível se você parar de beber permanentemente.

A hepatite alcoólica grave, no entanto, é uma doença grave e com risco de vida.

Muitas pessoas morrem da doença todos os anos no Reino Unido, e algumas pessoas só descobrem que têm danos ao fígado quando sua condição atinge esse estágio.

Cirrose

A cirrose  é um estágio em que o fígado apresenta cicatrizes significativas. Mesmo nesta fase, pode não haver sintomas óbvios.

Geralmente não é reversível, mas parar de beber álcool imediatamente pode evitar mais danos e aumentar significativamente sua expectativa de vida.

Uma pessoa que tem cirrose relacionada ao álcool e não para de beber tem menos de 50% de chance de viver por pelo menos mais 5 anos.