confira os sinais e sintomas da dependencia quimica

Confira os sinais e sintomas da dependência química

Compreender os sinais e sintomas da dependência química, especialmente no início, pode ser crucial para que as pessoas recebam a ajuda e o tratamento de que precisam antes que os efeitos se tornem devastadores. O artigo a seguir listará sintomas comuns de dependência de drogas e dará uma análise mais detalhada dos sintomas de dependência relacionados a substâncias específicas.

A dependência química é uma doença grave que vem crescendo em todo o país. Ela atinge não só o dependente, mas toda a família. Além de manter um diálogo franco com os filhos, os pais e amigos podem prestar atenção em alguns sinais de que uma pessoa pode estar usando drogas.

Segundo a psicólogo Davi Tomais, da Clínica de Recuperação, atitudes e comportamentos podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais são característicos, como:

• Desinteresse pelo estudo, trabalho ou família;
  • Dificuldade em planejamento da sua vida;
  • Pouca percepção em relação a si;
  • Personalidade frágil;
  • Pertences relacionados ao uso como, por exemplo, ponta de cigarros de maconha ou cápsulas de drogas jogadas ou escondidas.

“É importante que a família esteja sempre atenta. No ambiente onde essa pessoa fica mais como, por exemplo, o quarto, pode ter alguma pista que ajudará a família identificar a dependência química”, explica o psicólogo. Davi ressalta, ainda, que se a família tiver dúvida deve procurar uma avaliação profissional em uma clinica especializada para identificar os sintomas e, assim, ter um diagnóstico correto.

Quais são os sintomas ativos da dependência de drogas?

Existem três componentes na sintomatologia da dependência de drogas. Existem sinais e sintomas comportamentais, emocionais e físicos. Diferentes drogas apresentarão diferentes conjuntos de sintomas e estes serão indicados, mas a maioria dos sintomas será estável em diferentes substâncias.

Sintomas Comportamentais:
  • Falta ao trabalho, escola ou outros eventos ou compromissos importantes
  • Retirada social, isolamento ou sigilo sobre o paradeiro e atividades
  • Mudanças nos padrões de sono
  • Problemas legais
  • Aumento de conflito interpessoal
  • Hábitos de gastos ou problemas financeiros repentinos e inexplicáveis
Sintomas Emocionais
  • Irritabilidade e argumentativo
  • Perda de interesse em atividades, amigos e família
  • Agindo de forma inadequada ou desagradável e infantil
  • Parece facilmente confundido
  • Quando confrontado, oferece desculpas estranhas, justificativas e racionalizações para seu comportamento
  • Transferência de culpa e desvio
Sintomas Físicos
  • Mudança nos níveis de energia
  • Mudanças nos padrões de fala
  • Pupilas dilatadas ou contraídas e olhos vermelhos
  • Perda de peso e mudanças de apetite

Os sintomas da dependência de drogas podem levar à violência?

Em alguns casos, sim. O abuso e o vício de drogas muitas vezes podem ser considerados violência contra o próprio corpo, e algumas drogas podem tornar os usuários agressivos com os outros. A metanfetamina e o PCP são conhecidos por causar hostilidade e violência criminal nos usuários.

Além disso, dirigir com deficiência pode causar danos e obstruções significativas na estrada, além de causar ferimentos em pedestres, no usuário e em outros motoristas. Em 2015 , mais mortes no trânsito foram associadas ao uso de drogas ilícitas do que ao uso de álcool pela primeira vez desde que esses dados começaram a ser registrados.

Embora alguém possa ter sucesso em esconder seu vício no início, eventualmente, os sintomas da dependência química começarão a surgir. Quanto mais cedo o indivíduo for tratado, menor será a probabilidade de sofrer sérios riscos à saúde e problemas legais relacionados ao vício.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), para se realizar o diagnóstico de Síndrome da dependência o indivíduo deverá apresentar em sua história clinica de consumo pelo menos (3) desses (7) sintomas descritos acima. Quando apresenta (2) sintomas fala-se em uso nocivo. A literatura científica aponta que cerca de 90% dos indivíduos que se enquadram no diagnóstico de uso nocivo evoluem para a Síndrome de dependência em 1 ano se não submeterem-se a um tratamento especializado.

Se você ou um ente querido está lutando com um problema de abuso de drogas, entre em contato com nossa equipe de admissões hoje para uma avaliação gratuita e confidencial.