O papel da clinica de recuperação no controle do vício

O papel da clinica de recuperação no controle do vício tem muito mais benefícios do que se pode imaginar. Além do óbvio, que seria ajudar dependentes químicos a se recuperarem da doença, ela também ajuda outras pessoas indiretamente.

A dependência química é uma condição caracterizada por consumir ou administrar drogas repetidamente quer sejam drogas ilegais, como heroína, cocaína, crack, ecstasy, ou drogas legais prescritas – até ao ponto em que se torna física e psicologicamente dependente dessas substâncias. Independentemente do tipo de dependência de drogas que o usuário desenvolveu, o uso continuo de drogas pode logo se tornar um problema sério e pode levar a uma série de consequências graves a longo prazo, podendo até ser fatal, ou seja, a dependência química é algo mais complexo do que uma doença “comum”, e é por esse motivo que a clinica de recuperação é mais do que um hospital.

Clínica de Recuperação em Sorocaba SP

De acordo com o médico psiquiatra Davi Tomasi, a dependência química e o alcoolismo são doenças, classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como transtornos mentais, conforme o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). O código F10 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool) e F19 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas).

Como a dependência de drogas e alcoolismo são doenças, o mais comum seria serem tratadas em hospitais por médicos e outros profissionais da saúde. Mas acontece que ambas não são apenas doenças. Elas vão um pouco além disso.

Dependência química e alcoolismo também causam diversos prejuízos à vida do paciente em todas as esferas. Ou seja, é algo mais complexo do que uma doença “comum”. E é por esse motivo que a clinica de recuperação é mais do que um hospital. Em todo o processo, desde o momento em que o paciente faz a avaliação clinica até o fim do tratamento, é garantido o sigilo entre paciente e profissionais da saúde, para que ele se sinta à vontade para passar por este período com uma melhora progressiva. “Para cada paciente, desenvolvemos um tratamento personalizado, projetado especificamente para atender às necessidades e requisitos exclusivos daquele indivíduo”.

O que é feito na clinica de recuperação?

Uma das prioridades da clinica de recuperação é cuidar da saúde física de seus pacientes, contando com a ajuda de toda a equipe médica. Mas além disso, a clinica de reabilitação também possui algumas outras atividades que visam tratar da saúde mental e do restabelecimento social do dependente químico e dependente alcoólico. A seguir, alguns exemplos de práticas e atividades realizadas nas clinicas de recuperação:

1. Terapia cognitivo comportamental: A Terapia cognitivo comportamental é um aconselhamento de saúde mental que ajuda as pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos problemáticos para superar quaisquer desafios que enfrentem em suas vidas.
  2. Psicoterapia: A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.
  3. Terapia Racional Emotiva: A Terapia Racional Emotiva é um tipo de tratamento psicoterapêutico que ajuda as pessoas a aprender como identificar e mudar padrões de pensamento destrutivos ou perturbadores que têm uma influência negativa no comportamento e nas emoções.
  4. Terapia Sistêmica: A Terapia Sistêmica procura abordar as pessoas não apenas no nível individual, como havia sido o foco de formas anteriores de terapia, mas também como pessoas nos relacionamentos, lidando com as interações dos grupos e seus padrões e dinâmicas internacionais.
  5. Terapia Ocupacional: A Terapia Ocupacional terapeuta ocupacional trata pacientes que apresentam lesões, doenças ou deficiências por meio do uso terapêutico das atividades cotidianas.
  6. Terapia Familiar: A terapia familiar ou aconselhamento familiar é uma forma de tratamento projetada para abordar questões específicas que afetam a saúde e o funcionamento de uma família.

Os benefícios que a clinica de recuperação traz a sociedade

Depois de entender como a clinica de recuperação funciona e como ela ajuda o próprio portador do transtorno, chegou a hora de mostrar como ela também beneficia a família do dependente e a sociedade em geral.

A clinica de recuperação beneficia a família do dependente químico e a sociedade em geral. Isso, porque, muitas vezes, o dependente químico acaba sendo uma ameaça para a sociedade, cometendo crimes e tornando-se perigoso para os outros.

Em casos mais graves, o dependente químico pode tirar a vida de algum inocente para que possa sustentar seu vício. Ou ainda pode tirar a vida de milhares de outras pessoas indiretamente quando trabalha para o tráfico de drogas, por exemplo.

A clinica de recuperação ajuda o dependente a conviver em sociedade de uma forma harmoniosa. Isso acontece através de sessões e atividades terapêuticas que ensinam ao paciente a entender o seu papel, a sua importância e como ele pode ser útil para outras pessoas, prestando serviço, ajudando e principalmente respeitando e vivendo em harmonia com seu próximo.

Para que a recuperação do dependente químico tenha mais chances de acontecer, é preciso contar com clinicas de reabilitação sérias, como é o caso da clinica de recuperação segundo Davi. “Ao longo de 20 anos a clinica tem aperfeiçoado sua metodologia e seus procedimentos, com o objetivo de garantir os melhores resultados no tratamento da dependência química e da tratamento da dependência alcoólica”.

Entre em contato conosco para o tratamento e recuperação no controle do vício!