O que é anfetamina? Dependência: Sinais, Sintomas e Tratamento

O abuso de anfetaminas tornou-se um grande desafio para a população. Estimulantes como Adderall e Dexedrine, junto a anfetaminas ilícitas como metanfetamina e ecstasy, têm alta capacidade de causar dependência. Compreender mais sobre esses medicamentos e drogas e como eles funcionam no corpo cria uma capacidade de reconhecer os sinais de dependência, para que os indivíduos possam aprender como obter ajuda no tratamento.

O que são anfetaminas?

A anfetamina é um estimulante do sistema nervoso central. Seu uso resulta em um aumento de certos tipos de atividade cerebral, levando a uma sensação de maior energia, foco, confiança e, de maneira dose-dependente, pode provocar uma euforia gratificante.

A anfetamina foi sintetizada pela primeira vez na Alemanha no final do século XIX; no entanto, suas propriedades estimulantes só foram descobertas durante a década de 1930, quando começou a ser usada para tratar a congestão nasal.

Com o passar do tempo, as anfetaminas começaram a ser usadas para tratar uma variedade de condições, desde ressaca alcoólica até perda de peso. Também eram usadas para tratar dois problemas: hiperatividade em jovens (incluindo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e narcolepsia, uma condição na qual as pessoas adormecem repentinamente. Ocasionalmente, é usada para tratar a depressão.

Tipos de anfetamina

Vários medicamentos de prescrição contêm anfetamina ou seus componentes ativos, incluindo:

Adderall

Dexedrina

Venvanse

Medicamentos genéricos para TDAH

Quando ocorre o abuso de anfetamina

Algumas pessoas esmagam as pílulas e as cheiram, experimentando mais rápida e mais forte. Uma das maneiras mais rápidas de ficar “chapado” com anfetaminas ou metanfetaminas é dissolver o pó em água e injetá-lo. Esse método leva a droga para a corrente sanguínea e para o cérebro quase que imediatamente, criando uma alta intensa.

Nas universidades, os alunos muitas vezes abusam da anfetamina para auxiliar no estudo. Eles acreditam que a energia e o foco resultantes do uso da droga podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos testes e na escola. Na verdade, o que acontece é uma falsa sensação de foco e disposição, já que estudos mostram que esta sensação só acontece na cabeça da pessoa. Pelo contrário, o desempenho é pior.

No entanto, a droga faz com que as pessoas sintam que podem se concentrar mais e fazer melhor, mesmo que o oposto seja verdadeiro. Mais significativamente, esse nível de abuso pode levar a um uso mais grave da droga.

Somente nos Estados Unidos, segundo a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde  (NSDUH) mais recente, cerca de 4,8 milhões de pessoas abusaram de medicamentos prescritos de anfetamina em 2015, o equivalente a cerca de 1,8% da população com 12 anos ou mais.

Sinais de abuso de anfetaminas

Existem várias maneiras de reconhecer o abuso de anfetaminas, incluindo sintomas físicos e mentais, além de mudanças de comportamento,

São elas:

Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial

Diminuição do apetite e perda de peso

Insônia

Distúrbio digestivo

Mudanças de humor

Agressão

Paranóia e ansiedade

Alucinações visuais, auditivas ou táteis

Incapacidade de acompanhar o trabalho, a escola ou as responsabilidades domésticas

Perder pílulas de uma prescrição

Mudanças nos grupos de amigos e dificuldades de relacionamento

Perda de interesse em atividades anteriores

Outros sintomas, no caso da metanfetamina, incluem problemas dentários, feridas na pele e perda de peso severa.

Dependência de anfetaminas

Como mencionado, a anfetamina tem um alto poder de causar dependência. Por causa da maneira como atua no corpo, a droga pode causar alterações na forma como o cérebro se comporta. Em particular, as anfetaminas e substâncias relacionadas podem alterar significativamente a resposta de prazer do cérebro, destruindo os receptores de prazer no cérebro e diminuindo a capacidade do corpo de sentir prazer sem usar a droga.

As propriedades destrutivas dessas drogas fazem com que as pessoas que as abusam se sintam deprimidas e até suicidas quando em abstinência. Como resultado, o desejo de continuar usando a droga pode ser muito forte, dificultando a interrupção do uso.

Perigos do abuso de anfetaminas

Existem riscos que ocorrem ao usar anfetaminas para fins recreativos. Esses incluem:

Risco de lesão devido à realização de atividades perigosas

Problemas cardiovasculares, incluindo AVC, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca

Perda de peso e desnutrição

Problemas de sono

As anfetaminas podem comprometer a matéria cinzenta no cérebro, bem como os receptores de dopamina,mudando fundamentalmente a maneira como o cérebro funciona, o que pode afetar a capacidade da pessoa de parar de usar e evitar recaídas.

Quais efeitos colaterais estão associados às anfetaminas?

Existem outros problemas de curto e longo prazo associados ao abuso de anfetaminas que estão relacionados aos efeitos dessas drogas no corpo:

Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial

Alta temperatura corporal

Perda de controle muscular, espasmos musculares ou tiques

Distúrbios do sono

Mudanças de humor

Baixo apetite

Depressão e fadiga ao não usar os medicamentos

A longo prazo, esses sintomas são muitas vezes amplificados. A pressão arterial elevada pode causar danos aos vasos sanguíneos e ao coração, enquanto a temperatura corporal elevada pode causar danos aos órgãos e tecidos. O baixo apetite pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis e, em seguida, à desnutrição, que também pode danificar o corpo e o cérebro.

Com a metanfetamina, esses problemas podem ser potencializados, levando a doenças dentárias graves por causa da má alimentação e falta de saliva, o que leva a grandes infecções e perda de dentes.

Além disso, o uso de metanfetamina pode causar danos à pele, levando as pessoas a cutucar feridas que, devido à circulação sanguínea danificada, não cicatrizam facilmente.

Tratamento para abuso e dependência de anfetaminas

O tratamento do abuso e dependência de anfetaminas pode ser um desafio devido às mudanças na estrutura cerebral que ocorrem com o uso crônico. A depressão às vezes grave e a perda de prazer que ocorrem quando o uso da droga é interrompido podem ser um grande obstáculo para evitar a recaída. No entanto, terapias que ajudem as pessoas a entender e ajustar seus comportamentos com base nos gatilhos do uso de drogas podem contribuir para que os indivíduos consigam obter e permanecer no caminho da recuperação.

Quer saber mais como funciona o tratamento em uma clínica especializada? Clique aqui.