A fobia é uma reação de medo excessiva e irracional. Se você tem fobia, pode experimentar uma profunda sensação de pavor ou pânico ao encontrar a fonte de seu medo. O medo pode ser de um determinado lugar, situação ou objeto. Ao contrário dos transtornos de ansiedade geral, uma fobia geralmente está ligada a algo específico.

tratamento de fobias

Tratamento para Fobias - Hospital Psiquiátrico

Causas da fobia

O impacto de uma fobia pode variar de irritante a gravemente incapacitante. Pessoas com fobias geralmente percebem que seu medo é irracional, mas não podem fazer nada a respeito. Esses medos podem interferir no trabalho, na escola e nos relacionamentos pessoais.

Fatores genéticos e ambientais podem causar fobias. Crianças que têm um parente próximo com transtorno de ansiedade correm o risco de desenvolver fobia. Eventos angustiantes, como quase afogamento, podem causar fobia. A exposição a espaços confinados, alturas extremas e picadas de animais ou insetos podem ser fontes de fobias.

Pessoas com problemas de saúde ou problemas de saúde contínuos geralmente têm fobias. Há uma alta incidência de pessoas desenvolvendo fobias após lesões cerebrais traumáticas . O abuso de substâncias e a depressão também estão relacionados às fobias.

As fobias têm sintomas diferentes de doenças mentais graves, como esquizofrenia . Na esquizofrenia, as pessoas têm alucinações visuais e auditivas, delírios, paranóia, sintomas negativos como anedonia e sintomas desorganizados. As fobias podem ser irracionais, mas as pessoas com fobias não falham no teste de realidade.

Diagnóstico da Fobia

O diagnóstico de fobias específicas é baseado em uma entrevista clinica completa e diretrizes de diagnóstico. Seu médico fará perguntas sobre seus sintomas e fará um histórico médico, psiquiátrico e social.

Fatores de risco da fobia

Pessoas com predisposição genética à ansiedade podem correr alto risco de desenvolver fobia. Idade, status socioeconômico e gênero parecem ser fatores de risco apenas para certas fobias. Por exemplo, as mulheres são mais propensas a ter fobias de animais. Crianças ou pessoas com baixo nível socioeconômico têm maior probabilidade de ter fobias sociais. Os homens constituem a maioria das pessoas com fobias de dentista e médico.

Sintomas de fobias

O sintoma mais comum e incapacitante de uma fobia é um ataque de pânico. As características de um ataque de pânico incluem:

• coração batendo forte ou acelerado
  • falta de ar
  • fala rápida ou incapacidade de falar
  • boca seca
  • dor de estômago
  • náusea
  • pressão arterial elevada
  • tremendo ou sacudindo
  • dor no peito ou aperto
  • uma sensação de asfixia
  • tontura ou vertigem
  • transpiração intensa
  • uma sensação de desgraça iminente

Uma pessoa com fobia não precisa ter ataques de pânico para um diagnóstico preciso.

Tratamento de Fobias

O tratamento para fobias pode envolver técnicas terapêuticas, medicamentos ou uma combinação de ambos.

O melhor tratamento para fobias específicas é uma forma de psicoterapia chamada terapia de exposição. Às vezes, seu médico também pode recomendar outras terapias ou medicamentos. Na verdade, entender a causa de uma fobia é menos importante do que se concentrar em como tratar o comportamento de evitação que se desenvolveu ao longo do tempo.

O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida para que você não seja mais limitado por suas fobias. À medida que você aprende a gerenciar e se relacionar melhor com suas reações, pensamentos e sentimentos, você descobrirá que sua ansiedade e medo são reduzidos e não mais controlam sua vida. O tratamento geralmente é direcionado a uma fobia específica de cada vez.

Psicoterapia para Fobia

Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a controlar sua fobia específica. A terapia de exposição e a terapia cognitivo comportamental são os tratamentos mais eficazes.

• A terapia de exposição se concentra em mudar sua resposta ao objeto ou situação que você teme. A exposição gradual e repetida à fonte de sua fobia específica e aos pensamentos, sentimentos e sensações relacionados pode ajudá-lo a aprender a controlar sua ansiedade. Por exemplo, se você tem medo de elevadores, sua terapia pode progredir de simplesmente pensar em entrar em um elevador para olhar as fotos de elevadores, chegar perto de um elevador e entrar em um elevador. Em seguida, você pode fazer um passeio de um andar, depois andar em vários andares e, em seguida, andar em um elevador lotado.
  • A terapia cognitivo comportamental (TCC) envolve a exposição combinada com outras técnicas para aprender maneiras de ver e lidar com o objeto ou situação temido de maneira diferente. Você aprende crenças alternativas sobre seus medos e sensações corporais e o impacto que eles tiveram em sua vida. A CBT enfatiza o aprendizado de desenvolver um senso de domínio e confiança com seus pensamentos e sentimentos, em vez de se sentir oprimido por eles.

Medicamentos / Remédios para Fobias

Geralmente, a psicoterapia com terapia de exposição tem sucesso no tratamento de fobias específicas. No entanto, às vezes os medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e pânico que você experimenta ao pensar ou ser exposto ao objeto ou situação que teme.

Os medicamentos podem ser usados ​​durante o tratamento inicial ou para uso de curto prazo em situações específicas e raramente encontradas, como voar em um avião, falar em público ou passar por um procedimento de ressonância magnética.

• Bloqueadores beta. Essas drogas bloqueiam os efeitos estimulantes da adrenalina, como aumento da frequência cardíaca, pressão arterial elevada, batimentos cardíacos e tremores de voz e membros causados ​​pela ansiedade.
  • Sedativos. Os medicamentos chamados benzodiazepínicos ajudam a relaxar, reduzindo a quantidade de ansiedade que você sente. Sedativos são usados ​​com cautela porque podem causar dependência e devem ser evitados se você tiver histórico de dependência de álcool ou drogas.

As fobias específicas mais frequentes são:

1 Sangue;
2 Injeção;
3 Ferimentos;
4 Animais peçonhentos;
5 Tempestade.
6 Altura.
7 Doenças.

A fobia social é o medo da exposição às situações nas quais a pessoa é observada por outros. As situações mais comuns são: Falar; Escrever; Assinar; Comer; Sempre na presença de outros.

Esses pacientes ficam constrangidos diante de outras pessoas e o medo de ser ridicularizado é a queixa mais comum.

No contato com outras pessoas os pacientes apresentam:

1 Tremores;
2 Sudorese;
3 Enrubescimento;
4 Dificuldade de concentração;
5 Taquicardia;
6 Tonturas.

Se você tem fobia, é fundamental que procure tratamento. Superar fobias pode ser difícil, mas há esperança. Com o tratamento certo, você pode aprender a controlar seus medos e levar uma vida produtiva e gratificante.

Entre em contato conosco, pois não importa o quão grave seja a sua situação ou quantas vezes você tenha se submetido ao Tratamento para Fobias a recuperação é sempre possível e estamos aqui para te ajudar!